"O coração do homem considera o seu caminho mas Deus lhe dirige os passos." (Prov. 16:9)

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico

Hoje, 23 de setembro, é o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Em 2010 publiquei aqui uma matéria da Assessoria de Comunicação do Confea sobre isso. Na época, eu estava recém formado como Técnico em Edificações e constatei com espanto o fato de que o Ensino Técnico Industrial foi implantado no Brasil em 1909, e conforme a fala otimista dos conselheiros do Confea, 100 anos depois, a classe vem conquistando seu espaço. Acho pouco mas diante da lenta evolução de nosso país não seria diferente.
        
Gostaria de fazer aqui uma reflexão sobre isso, a partir de minha experiência desde que comecei a me especializar na área de Construção Civil, fazendo vários cursos técnicos e conquistando meu espaço no setor de projetos. Entre outras coisas, observo que até hoje nas obras, o espaço ocupado pelos técnicos ainda é questionável, pois tradicionalmente, a importância do mestre de obras ainda supera a presença do técnico, inclusive no piso salarial e, embora na hierarquia das funções usem o mesmo capacete, o técnico vai depender de muita dedicação e um bom desempenho para conquistar seu espaço na obra.
      
Entendo que o que mais prejudica o espaço de atuação do técnico é justamente o piso salarial, que é muito baixo e incompatível com a contribuição que ele pode dar aos engenheiros e arquitetos na criação e execução dos projetos, sem desmerecer da participação do mestre nas soluções práticas das obras. Por isso, muitas vezes, o jovem decide pular o nível técnico e seguir direto para o nível superior, o que acho coerente, já que é lenta e imprevisível a conquista plena do técnico no nosso mercado de trabalho. No meu caso, além de ser desenhista por opção, como técnico projetista encontrei condições de trabalho satisfatórias.
    
Enfim, como acredito no futuro e acho as transformações inevitáveis num país atrasado como o nosso, me sinto homenageado e quero homenagear meus amigos de formação da turma do CEFET de 2008, vários atuando hoje na Construção Civil do Rio e alguns já cursando Engenharia Civil. Os cursos técnicos estão aí desde 1909 e, posso garantir por experiência própria, quem fizer vai sair capacitado para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Portanto, parabéns aos técnicos de todos os segmentos. O futuro é agora e este espaço é nosso.
  

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A importância da arquitetura nas áreas urbanas

O programa ARQUITETURAS do Canal Sesc TV vem apresentando projetos para espaços públicos em grandes centros do Brasil que mostram o quanto a arquitetura contribui nas soluções para essas intervenções. São espaços importantes que passam a ter uma função pública se transformando em grandes pontos para encontros, eventos e manifestações culturais.
O mais positivo é que, independente das administrações desastrosas que temos na atualidade em nosso país, principalmente no setor da construção civil, estas intervenções vem obtendo sucesso, destacando em algumas o reaproveitamento das construções ao invés de demolições para entrada de projetos "modernos" bilionários.
Gostaria de dar minha contribuição, divulgando alguns vídeos desses projetos aqui no Centro do Rio. O primeiro mostra a interferência pública na Lapa, que já pode ser considerada um sucesso a nível de espaço público reaproveitado. Neste caso é importante observar a iniciativa pública aliada a iniciativa privada representada por artistas e empresários que vem ocupando os espaços desde a chegada do Circo Voador e a criação da Fundição Progresso.


O outro está chegando, é a Zona Portuária, um projeto que apesar da polêmica demolição do Elevado da Perimetral e os valores astronômicos das obras, traz de volta uma região que já está se transformando em mais um espaço público para artistas, empresários e o público, com acesso a Museus e outras manifestações populares, como o samba na Pedra do Sal.